Signal: O que é e porquê todo mundo está baixando este app?

Se Elon Musk falou, vamos usar Signal! Ou não?

Mais e mais pessoas estão expressando preocupações sobre o uso de aplicativos de mensagens de uso popular como Twitter, Instagram entre outros.

SMS espero que você nem utilize.

Eles acham que esses aplicativos e serviços não são seguros o suficiente para garantir a privacidade.

E é ai que entra o aplicativo Signal.

O aplicativo Signal é gratuito para download e foi desenvolvido para enviar mensagens criptografadas de texto, imagem, áudio e vídeo para indivíduos e grupos assim como o Whatsapp.

Também pode ser usado para chamadas telefônicas criptografadas entre usuários do Signal para usuários móveis. Aqui está uma rápida olhada no que este aplicativo é, e porque houve um aumento repentino de novos usuários para ele.

O que é Signal?

signal app

As origens do aplicativo Signal remontam a 2010, quando uma empresa chamada Whisper Systems lançou dois aplicativos Android: um era TextSecure, que criptografava mensagens de texto, e o outro era RedPhone, que fazia o mesmo para chamadas de voz.

Em 2011, a empresa foi comprada pelo Twitter e os aplicativos foram lançados como software livre e gratuito.

Em 2013, um dos fundadores da Whisper Systems, Moxie Marlinspike, deixou o Twitter. Ele formou outra startup, Open Whisper Systems, e continuou a desenvolver TextSecure e RedPhone.

Em 2014, foi anunciado que a empresa uniria os dois aplicativos em um, com o novo nome Signal.

Em 2018, o cofundador da Marlinspike e do WhatsApp, Brian Acton, formou a Signal Foundation sem fins lucrativos para continuar o desenvolvimento do aplicativo e mantê-lo com software livre e de código aberto.

Quais plataformas suportam o app?

Signal pode ser usado tanto em Android como no iOS, como também em sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Como funciona o Signal?

O aplicativo usa um sistema próprio de código aberto para fornecer comunicação criptografada de ponta a ponta entre os usuários do Signal.

Isso inclui texto criptografado, bate-papos em grupo, mensagens de voz, fotos e vídeos para proprietários de iOS, Android e PC.

A versão Android também pode servir como um aplicativo de SMS ou MMS do telefone, embora essas mensagens de texto não sejam criptografadas.

A versão móvel também suporta chamadas de voz e vídeo criptografadas.

Em outubro de 2020, a Signal Foundation anunciou que tinha oficialmente adicionado chamadas de voz e vídeo para seus aplicativos de PC e iPad também.

O aplicativo Signal também está expandindo seu suporte para bate-papos em grupo. Os administradores do grupo agora podem ser selecionados, o que pode adicionar ou remover pessoas no grupo.

Também há suporte para @ menções se você quiser enfatizar uma determinada pessoa em um bate-papo em grupo. Os links de grupo também podem ser enviados para qualquer pessoa entrar em um grupo Signal.

Os criadores do aplicativo insistem que não apenas as mensagens são criptografadas, mas todos os metadados dessas mensagens também estão ocultos.

Em outras palavras, se você tiver um bate-papo do Signal com outra pessoa, apenas a pessoa que recebe suas mensagens o verá.

Além disso, como o desenvolvimento do aplicativo está sendo financiado por uma corporação sem fins lucrativos, não há incentivo financeiro para vender quaisquer dados.

Não há anúncios e o aplicativo permanece gratuito para download e uso. Além disso, como é um software de código aberto, qualquer pessoa pode contribuir para seu desenvolvimento.

Vamos testar?

Fonte: Android Authority

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x