Samsung S10 Lite Review: Vale a pena este belo smartphone?

Vale a pena comprar o Samsung S10 Lite? Abaixo um review rapidinho com os prós e contras.

O Samsung Galaxy S10 Lite faz um bom trabalho em termos de equilibrar o que você deseja em um telefone com o que você realmente precisa – a Samsung foi inteligente ao cortar certos recursos e reduzir certas especificações para atender mesmo os mais exigentes.

Prós

  • Vida de bateria impressionante
  • Design geral atraente
  • Excelente tela grande

Contras

  • Sem zoom de câmera ótica
  • Sem 5G de próxima geração
  • Sem alta taxa de atualização da tela

Samsung Galaxy S10 Lite Review: Meus dois minutos

O Samsung Galaxy S10 Lite está situado em um mercado de smartphones muito concorrido.

Mesmo que você limite sua busca por uma atualização de telefone para telefones Samsung lançados em um único ano, ainda há o suficiente para causar muita confusão.

Esta é a versão ‘Lite’ ou mais básica do Samsung Galaxy S10 de 2019, já que sucedeu os telefones Galaxy S20 e os telefones Galaxy Note 20 já lançados em 2020…

A Samsung já usou esse truque do Lite antes, principalmente com o Galaxy Note 10 Lite.

Ele permite que a gigante da tecnologia cubra ainda mais faixas de preço com versões mais acessíveis de seus telefones principais que cortam algumas coisas em termos de especificações, recursos e design.

Se o S10 ou S20 são um pouco demais para o seu bolso, então considere o Galaxy S10 Lite.

O telefone levanta uma questão que nunca foi tão pertinente – você precisa mesmo pagar preços tão altos por smartphones top de linha?

Os mid-rangers agora disponíveis, incluindo o S10 Lite, oferecem quase a mesma qualidade por um preço significativamente mais baixo e, para muitos consumidores, atende perfeitamente suas necessidades.

Se não sobrar recursos…

Mas tem um porém. Se você pode viver sem recursos de primeira linha, mas sem dúvida desnecessários como o;

  • 5G (que está distante de nós brasileiros),
  • Alta taxa de atualização da tela,
  • Carregamento sem fio,
  • Zoom óptico na câmera dentre outros…

Então você pode economizar um bom dinheiro comprando o Samsung Galaxy S10 Lite em vez de um dos telefones mais caros da gama da Samsung.

Design

  • Design refinado e bem construído
  • Tela grande e plana

A Samsung tem anos de experiência no mercado de telefones premium, então o S10 Lite é tão polido e refinado quanto você esperaria.

Este é um telefone muito bonito, mas não chega ao nível dos aparelhos Galaxy S20 ou Note 20 (ou até mesmo o telefone Galaxy S10 original).

Contudo, prefiro este ao Note 8.

A tela foi achatada, embora ainda impressiona – você tem uma tela espaçosa de 6,7 polegadas, 1080 x 2400 pixels, relação de aspecto 20: 9 AMOLED aqui, com suporte HDR10 +.

Na verdade, algumas pessoas preferem a tela mais plana, em que a tela não ultrapasse as bordas do telefone. O tamanho da tela torna este dispositivo relativamente grande, mas não incomum para 2020.

Embora este seja um telefone top de linha mais acessível da Samsung, o corte de preço realmente não transparece no design do Galaxy S10 Lite.

Ele ainda parece premium e bem construído quando você o pega, curvas bem avaliadas estão por toda parte, e realmente gostamos do efeito arco-íris cintilante na parte de trás do modelo Prism White que testamos (Prism Black e Prism Blue são suas outras opções).

Samsung S10 Lite
Fonte Imagem: Future

Plástico é usado na parte traseira em vez de vidro, e não há proteção IP68 contra água e poeira. Mas, fora isso, há pouca escolha entre este e os aparelhos de primeira linha.

Há um botão liga / desliga à direita, que funciona como um botão de inicialização para Bixby se você quiser, e os controles de volume estão logo acima disso.

Na parte inferior, você tem sua porta USB-C e seu único alto-falante, e a Samsung optou por um sensor de impressão digital na tela, então a estética geral do telefone é muito limpa e elegante.

Em termos de aparência, o Samsung Galaxy S10 Lite pode definitivamente competir com os aparelhos mais caros da Samsung e os outros concorrentes.

Ele exala muito mais classe do que telefones como o iPhone SE 2020 ou o Google Pixel 4a, então você está ganhando um salto na qualidade do design em relação aos mid-rangers por um pouco mais de dinheiro.

frente do smartphone
Fonte Imagem: Amazon

Tela

  • Visor AMOLED de 6,7 polegadas
  • Bom para jogar
  • Cor forte e contraste

Já mencionamos a tela AMOLED de 6,7 polegadas no Samsung Galaxy S10 Lite – você obtém uma resolução de 1080 x 2400 pixels, que funciona como uma proporção de 20: 9 e uma densidade de 394 pixels por polegada.

Maior que o Galaxy S10 e Galaxy S10 Plus, mas não tão nítidos (não que você possa dizer, mesmo com este tamanho estendido).

Em uso, é difícil encontrar qualquer falha grave na tela do Galaxy S10 Lite: do Netflix às fotos, da navegação aos passeios pelas cidades no Google Maps, tudo é claro e preciso.

Os pretos profundos e as cores brilhantes que você obtém com uma tela OLED estão em evidência aqui, como seria de esperar, dada a longa história da Samsung com a tecnologia.

Os jogos parecem particularmente bons no S10 Lite, com ação rápida bem gerenciada e fantasmas mínimos.

A visualização em exteriores também é boa, assim como os ângulos de visão, então a tela é realmente um case do S10 Lite que não combina com os melhores telefones principais em termos de especificações brutas, mas oferece uma tela muito boa mesmo assim.

Os ajustes de exibição usuais adicionados pelo software OneUI da Samsung também estão disponíveis aqui, para que você possa alternar entre uma temperatura de cor natural e uma mais vívida, e até mesmo ajustar o calor das cores manualmente por meio de um controle deslizante na tela, se necessário.

Há também um filtro de luz azul que você pode usar para reduzir a fadiga ocular à noite.

A Samsung não menciona a taxa de atualização, então estamos assumindo que é o padrão de 60 Hz ao invés de 90 Hz ou 120 Hz aparecendo nos mais novos telefones topo de linha.

Camera

  • Câmera traseira de 48 MP + 12 MP + 5 MP
  • Tira algumas fotos realmente impressionantes
  • O modo noturno pode ser um sucesso e um fracasso

Neste estágio da evolução do smartphone, estamos falando sobre pequenas diferenças entre a qualidade da câmera nos melhores telefones de gama média e alta.

Qualquer coisa que você pegar que não seja um telefone de baixo custo será capaz de suportar fotos decentes para você, e o Galaxy S10 Lite não é exceção.

No que diz respeito às especificações da câmera, o Galaxy S10 Lite vem com uma câmera traseira de lente tripla macro de 48 MP + 12 MP ultra-wide + 5 MP e uma câmera de lente única grande de 32 MP na frente (que tem muito mais pixels do que você normalmente obter uma câmera selfie).

Talvez a maior falha seja a falta de zoom óptico, mas isso não é comum para telefones nessa faixa de preço.

A lente ultralarga é útil, é claro, para inserir mais detalhes em uma cena, e consegue fazer sua mágica sem distorcer os ângulos ou as cores da imagem.

O aplicativo da câmera da Samsung faz alguns ajustes e aprimoramentos automáticos no plano de fundo e, no geral, descobrimos que funcionou muito bem.

No geral, esta é uma câmera muito impressionante. As bordas são nítidas, as cores são brilhantes e o processamento HDR funciona bem (portanto, muitos detalhes são retidos nas áreas mais escuras e claras de uma imagem).

As cores estão um pouco saturadas em comparação com as melhores câmeras de celular que já vimos, mas não é um grande negócio e você não notaria se não estivesse comparando as fotos lado a lado.

Em outras palavras, você pode obter alguns encaixes realmente legais com o Samsung Galaxy S10 Lite. A velocidade do obturador e o foco são rápidos, e tudo, desde paisagens a close-ups, sai bem (a lente macro sem dúvida ajuda com esses close-ups).

Essas fotos são mais do que boas o suficiente para a mídia social e resistem a um exame detalhado.

Fotos com pouca luz são muito boas, mas não mais do que isso – você obterá resultados respeitáveis ​​na maioria das vezes, embora quanto menos luz houver, piores as fotos ficarão em termos de turvação e desfoque.

Há um modo noturno aqui, que leva um pouco mais de tempo para capturar uma foto: ele faz um trabalho decente de iluminar certas áreas, mas as imagens podem ficar distorcidas (e as cenas tendem a ficar com um brilho anormal, como com o modo Pixel Night Sight )

Em resumo, o Galaxy S10 Lite não tem a melhor câmera para celular do mercado, mas mesmo assim faz um trabalho muito respeitável – e com boa iluminação é difícil distinguir as fotos que este telefone tira daquelas capturadas pelos smartphones mais caros.

amostra de foto do s10 lite
Fonte Imagem: Future

Especificações e desempenho

  • Desempenho de tops de linha de 2019
  • Sem opção 5G
  • Jogo suave e fluido

Sob o “capô” do Samsung Galaxy S10 Lite, encontramos o “motor” processador Snapdragon 855 (o melhor do mercado para telefones Android há apenas um ano), 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento (que você pode expandir por meio de um cartão microSD).

Não está na vanguarda das especificações de smartphones em 2020. Contudo, não fica muito atrás – certamente há poder suficiente aqui para a maioria das pessoas usufruírem do celular por um bom tempo.

Você não tem 5G neste telefone, que é outra maneira de saber que ele não é um “smart premium”, mas não achamos que seja um grande problema.

Como a conectividade de última geração não chegou por aqui e as velocidades 4G devem servir para você nos próximos anos, não vejo a falta do 5G um problema.

Quando o 5G for obrigatório em um smartphone, será hora de fazer o upgrade.

Tenha em mente que os componentes dentro do Galaxy S10 Lite contariam como especificações principais em 2019, então você está realmente obtendo muito desempenho pelo seu dinheiro e isso é respaldado pelos resultados do Geekbench;

  • 717 para single core,
  • 2521 para multi core,
  • 2411 para OpenCL.

Isso se equipara aos telefones S10 e Note 10 de 2019 em termos de potência bruta, como era de se esperar.

Mesmo os aplicativos mais exigentes e dezenas de guias abertas da web não são capazes de desacelerar este telefone, e não notamos nenhum problema com o aquecimento do aparelho devido ao uso intenso.

Os jogos carregam rapidamente e são fáceis de jogar, mesmo quando há muita coisa acontecendo na tela ao mesmo tempo.

Saltar entre aplicativos, trocar modos de câmera, navegar pelas mídias sociais em velocidades vertiginosas… o Galaxy S10 Lite lida com tudo com segurança, e não notamos qualquer lag ou atraso em nosso tempo com o telefone.

Muito justo, algo com especificações ainda mais altas vai durar mais tempo antes de começar a desacelerar e mostrar sinais de idade, mas por enquanto este aparelho oferece todo o desempenho de que você provavelmente precisará.

Esta é, obviamente, uma das razões pelas quais os telefones de médio porte como o S10 Lite estão tendo um momento – componentes um pouco mais velhos e um pouco inferiores ainda são capazes de manter um telefone moderno funcionando a todo vapor.

Então, questione-se por que pagar preços absurdos para algo que apenas vai te dar um pouco mais de potência.

Não há carregamento sem fio aqui, mas você obtém um carregamento rápido de 45 W (mais sobre a bateria abaixo).

Há também o Android 10 a bordo, com o OneUI da Samsung no comando – não é nossa variação favorita do Android, mas é melhor do que costumava ser e certamente está repleto de recursos e opções de personalização.

Existem muitos aplicativos Samsung disponíveis para o nosso gosto, mas você pode ser um grande fã deles (e Android sendo Android, você pode ocultá-los facilmente).

Bateria do Samsung Galaxy S10 Lite

  • Bateria de 4.500 mAh instalada
  • Tempo impressionante entre as cargas
  • Cerca de 14 horas de vídeo assistindo

O teste de bateria é sempre algo difícil de fazer, pois cada uma usa o telefone do seu jeito, mas podemos pelo menos passar adiante nossas experiências com o S10 Lite.

Resumindo, ficamos muito impressionados – encontramos muito que restava na bateria no final de cada dia, às vezes até 40-50%, o que é um bom presságio para um desempenho saudável da bateria no futuro.

Muitos fatores influenciam a duração da bateria, é claro, mas em termos de especificações do telefone há uma bateria com capacidade de 4.500 mAh dentro do Samsung Galaxy S10 Lite.

Ela corresponde à mesma capacidade do Samsung Galaxy S20 Plus, e é maior que a média (útil quando você tem uma tela de 6,7 polegadas para continuar funcionando, embora a resolução mais baixa de 1080p ajude no consumo de energia).

Em nosso teste de streaming de vídeo de duas horas com brilho total e um volume razoável, vimos a bateria cair de 100 por cento para 86 por cento, o que é uma pontuação muito decente.

Isso ai de cima equivale a cerca de 14 horas de exibição de filme entre cargas, então você não terá problemas em longas viagens de avião ou ônibus se você tem alguns programas para assistir.

Reduza o brilho e você provavelmente conseguirá mais bateria do Galaxy S10 Lite, embora da mesma forma se estiver usando o GPS para navegar o tempo todo ou jogar muito, não obterá o mesmo número de horas.

Supondo que a maioria das pessoas tenha seus telefones guardados na maior parte do tempo, o S10 Lite não deve ter problemas para ir do início ao fim do dia (e mais alguns).

Vale a pena comprar o Samsung S10 Lite?

Enquanto digito esta análise, é possível comprar o S10 Lite na Amazon por 2300 reais + frete caso você não seja assinante do plano Amazon Prime.

Por este valor, é difícil escolher um aparelho melhor.

Contudo, caso queira já um aparelho com 5G, com a melhor câmera do mercado ou o smartphone com uma versão limpa do Android, este telefone não é para você.

Pinterest


Fonte: TechRadar

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x